segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Morre o ator Ricardo Montalbán

O ator nascido no México, Ricardo Montalbán, morreu na ultima quarta, 14, aos 88 anos. Ele alcançou o estrelato primeiro em musicais da rede de televisão MGM e depois como o misterioso senhor Roarke na série de TV A Ilha da Fantasia. Montalbán morreu em sua casa em Los Angeles, disse o presidente do conselho municipal Eric Garcetti, em cujo distrito vivia Montalbán. A causa de sua morte não foi divulgada.

Montalbán já era um astro do cinema mexicano quando a MGM o convidou a trabalhar em Hollywood em 1946. Foi selecionado para protagonizar o filme Festa com Esther Williams, e também atuou ao lado da bela campeã de natação em On an Island With You e A Filha de Netuno, de 1949.

A geração seguinte conheceu Montalbán como o ligeiramente misterioso senhor Roarke, que se vestia sempre de branco e presidia um centro turístico em uma ilha onde os visitantes podiam realizar os sonhos de toda sua vida. A série A Ilha da Fantasia foi exibida entre 1978 e 1984 mantendo altos índices de audiência.

Em uma entrevista de 1978 Montalbán analisou o sucesso da série: "O atrativo é a ideia de conseguir o inalcançável e aprender com isso. Uma vez que alguém realiza uma fantasia e ela se torna realidade, essa realidade não é mais tão emocionante como a fantasia", disse o ator. "Através das fantasias as pessoas aprendem a apreciar sua própria realidade".

Na década de 60, participou de um episódio de Jornada nas Estrelas, interpretando Khan, um homem congelado que atravessa dezenas de anos para acordar no século XXIII. O personagem seria novamente "ressucitado" para se tornar o vilão de "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan", filme responsável em alterar o rumo das vendas de produções em VHS. Ao lançar este filme em VHS, o estúdio Paramount baixou o preço que vinha sendo cobrado até então, de 79,95 dólares para 39,95 dólares. O filme vendeu mais de 100 mil cópias, promovendo uma corrida dos outros estúdios para reajustar os valores de suas produções em VHS, dando início, de fato, ao mercado de home vídeo em 1982.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...