quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Morre Ron Asheton, guitarrista do Stooges

Wurdulak tem a infelicidade de comunicar a primeira perda significativa do ano.
Foi encontrado morto em casa, em Ann Arbor, Michingan, nos Estados Unidos, o guitarrista do Stooges, Ron Asheton. O músico tinha 60 anos e a causa da morte ainda não foi divulgada. Depois de tentar entrar em contato com Asheton por vários dias sem sucesso, Dara Hytinen, assistente do guitarrista, contatou a polícia, que entrou na casa do músico e o encontrou morto no quarto.
Em 1967, Ron e o irmão, Scott, baterista, fundaram o Stooges com Iggy Pop no vocal e Dave Alexander no baixo. A banda se tornou uma das mais importantes da cena estadunidense de punk e alternativo, mas acabou se dissolvendo em 1974, depois de gravar os emblemáticos Fun House e Raw Power. Pop encarou carreira solo e, após um longo tempo, o grupo se reuniu em 2003 para tocar no festival de Coachella. A volta foi bem recebida e a banda aproveitou para gravar, com Mike Watt no lugar de Alexander, The Weirdness (2007), último álbum de inéditas. De lá pra cá, excursionaram pelo mundo, passando pelo Brasil em 2005, no festival Claro que É Rock, e pela Irlanda, em 2008.

Iggy Pop, os outros stooges e a equipe que acompanha o grupo divulgaram nota à imprensa dizendo-se chocados com a morte do companheiro de banda. Segundo a mensagem, “Ron era um grande amigo, irmão, músico e guerreiro. Insubstituível. Ele fará falta. Como músico, era um deus da guitarra, ídolo para ser seguido e inspirar outras pessoas. É assim que será lembrando por quem teve o prazer de trabalhar e partilhar bons e maus momentos com ele”. Iggy Pop ainda acrescentou: “Estou em choque. Era meu melhor amigo”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...