segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SANTO, O MASCARADO DE PRATA


Em meados dos anos de 1970 (no século passado), eu costumava frequentar regularmente as salas de cinema da minha cidade. Aliás, naqueles tempos tínhamos ao nosso dispor três casas de exibição, o cine Vitória, o cine Palácio e o cine Metrópole. Para uma cidade de porte médio era bom demais. Mas com o advento do vídeo-cassete e logo depois do dvd-player, a sustentabilidade dos cinemas tornou-se inviável na nossa Teófilo Otoni, como também na maioria dos municípios do país que ainda ofereciam tal opção de lazer. O Vitória se tornou um teatro; o Metrópole, uma igreja evangélica; e o Palácio... ainda não se sabe o que vai ser, mas já fechou as portas. Mas o assunto que quero tratar aqui não é bem esse, tem haver com o cinema de uma forma saudosa, numa época em que centenas de jovens e adultos dobravam o quarteirão numa fila para assistir a uma sessão dominical.
Antes da febre Bruce Lee; dos Discípulos de Shaolin liderados por Chen Kuan Tai, Ti Lung, Alexander Fu Sheng e Chi Kuan Chun; e do japonês Chiba Shinichi, discípulo de Mas Oyama, um lutador que não era chinês, japonês e muito menos norte-americano, fazia a galera delirar com seu golpes acrobáticos nas telas. O nome do cara era: El Santo, o rei da luta-livre.
Na época, as lutas de tele-catch eram transmitidas pela TV Tupi e tinham grande audiência no Brasil, nós tínhamos um herói tal como o mexicano El Santo. Era Ted Boy Marino. Muita saudade daquelas noites de sábado em que parávamos no TV para assistir aquelas lutas ensaiadas, com mocinhos e vilões se socando, chutando e pulando para todos os lados, numa coreografia que me parecia na época perfeita, quase real.
Creio que se não fosse pelos filmes de El Santo e seu rival e por vezes parceiro, Blue Demon, o show de luta-livre pela TV não teria tido tanto sucesso.
Assim, a seguir, vou tentar contar um pouco sobre a vida e carreira deste lendário lutador mexicano, pois antes mesmo do famoso campeão mundial de boxe na categoria peso médio, Júlio César Chavez, existiu uma lenda nos tablados do México e do mundo, o nome dele eu já mencionei, era conhecido como El Santo, o mascarado de prata.


Biografia - Rodolfo Gusman Huerta, nascido em 23 de setembro de 1917, conhecido mais popularmente como El Santo, era mexicano, lutador profissional de Wrestling, ator e um personagem folclórico no México. Santo, juntamente com Blue Demon e Mil Máscaras, é um dos ícones mais famosos dos lutadores mundiais de wrestling, e foi considerado como uma das maiores legendas do esporte mexicano. Sua carreira como Wrestler se estendeu por quase cinco décadas, durante a qual se transformou num herói popular e um símbolo da justiça para o cidadão comum em suas aventuras retratadas em revistas em quadrinhos e filmes. Sua popularidade é comparada a de Hulk Hogan nos Estados Unidos e Rikidozan no Japão.
Nascido em Tulacingo, no estado mexicano de Hidalgo, filho de Jesus Campuzano e Josefina Huerta Márquez, sendo o quinto de sete crianças, Rodolfo chegou na cidade do México no início dos anos de 1920, onde sua família se estabeleceu nas vizinhanças de Tepito. Na juventude praticou o baseball e o futebol americano, mas logo se interessou pelo wrestling ou luta-livre. Na verdade iniciou-se no jiu-jitsu e logo após se voltou para o wrestling clássico. Há divergências quanto ao local e data de sua primeira competição oficial de wrestling. Alguns relatam que foi na arena de Peralvillo Cozumel no dia 28 de junho de 1934 aos 17 anos completos, outros afirmam que foi no Deportivo Islas na comunidade de Guerrero, da cidade do México em 1935. Mas foi na segunda metade dos anos de 1930 que ele se firmou como wrestler usando os nomes de Rudy Guzman, El Hombre Rojo (O Homem de Vermelho), El Demônio Negro (O Demônio Negro) e El Murcielago II (O Morcego II). O último nome era uma “carona” da fama de Jesus Velazquez, famoso lutador de wrestler, conhecido como El Murcielago Velasquez, (O Morcego Velasquez) que era a sensação da época. Depois de uma apelação imposta à Comissão de Boxe e Wrestling mexicanos, o corpo regulatório proibiu à Guzman usar o nome de Murcielago II. Decepcionado com a decisão e ainda mais abalado com a morte de seu pai, Guzman quase abandona o wrestling.
No final dos anos de 1940, Rodolfo Guzman casou-se com Maria de los Angeles Rodriguez Montaño, chamada de Maruca, uma união que produziu dez filhos, bem divididos entre cinco homens e cinco mulheres. Destes, o caçula Jorge, se transformou num wrestler com certa fama por seus próprios méritos, conhecido como “El Hijo del Santo” (O Filho de Santo). Para se ter uma idéia do que o nome “Santo” representa no México, um dos netos de Guzman (que não era filho de Jorge) obteve certa fama lutando com o nome “El Nieto del Santo” (O Neto de Santo), o que fez Jorge entrar com uma ação legal contra o uso do nome do pai. Assim, El Nieto de Santo mudou seu nome de guerra para Axxel, mas o público ainda o trata como o Neto de Santo.
Em 1942, o empresário de Guzman, Don Jesus Lomeli, juntou uma nova equipe de wrestlers, todos vestidos de prata, e Rodolfo Gusman foi convidado a fazer parte dela. Foi sugerido três nomes a Guzman, El Santo (O Santo), El Diablo (O Diabo) e El Anjo (O Anjo). Guzman escolheu El Santo. Em 26 de lulho de 1942, Rodolfo Guzman debutou como Santo, el Enmascarado de Plata, para a Empresa Mexicana de Luta Livre, num confronto contra El Lobo Negro, no qual incrivelmente Santo foi desclassificado por desferir chutes nas partes baixas do adversário e aplicar golpes proibidos pelo regulamento. Nunca se havia desclassificado um lutador no México até aquele dia, Santo era muito rude e afoito, e não ainda não tinha refinado seu estilo de luta. No decorrer da carreira e graças a sua agilidade e versatilidade, ele desenvolveria um estilo único de luta que o tornaria muito popular.
Após o desastre da estréia, Santo se recupera e arrasa com os melhores wrestlers da época, como Bobby Bonales la Maravilla Moreliana e Jesús el Murcielago Velásquez. Vieram vitórias e mais vitórias. El Santo se torna um rolo compressor, tornou-se campeão nacional welter e campeão nacional dos pesos médios. Tudo corria bem, até que na inauguração do monumental coliseu La Arena, o ainda rude e novato El Santo enfrenta seu grande ídolo e rival, El “Tarzan” López, simplesmente o campeão mundial dos pesos médios. El Tarzan com sua vasta experiência e técnica, derrota El Santo aplicando-lhe duas quedas no tablado. A derrota foi dolorosa para Santo que estava se sobressaindo na carreira até então, mas serviu para que ele repensasse e avaliasse que em competições ninguém pode se achar infalível.
Os anos se passaram e a fama de Santo crescia; em 1944 formou uma dupla com El “Gori” Guerrero, uma dupla que arrasava com quaisquer adversários que surgiam pela frente. A dupla foi desfeita após derrotarem facilmente El Tarzan López e Pilusso.
Os ano de 1950 marcaram Santo definitivamente; primeiro pelo falecimento de sua mãe Dona Josefina Huerta de enfarto; e em 1951, o artista e editor José G. Cruz, começou a produzir uma revista em quadrinhos de El Santo, baseando-se pela influência de seu caráter na cultura popular mexicana e de sua enorme popularidade rivalizada somente pelo legendário Kaliman. A série de quadrinhos prosperou por 35 anos ininterruptos, vindo a terminar somente em 1987.
Em 17 de novembro de 1952, na Arena com mais de 10.000 espectadores, Santo obtém o seu maior troféu: a máscara do lutador Black Shadow após derrota-lo num embate. Neste emocionante confronto, Santo tinha como companheiro e assistente Dick Medrano e Black Shadow dispunha de seu compadre Blue Demon. A vitória de El Santo desencadeou uma rivalidade com Blue Demon que tomou as dores do amigo humilhado, ocasionando dois confrontos bem promovidos ainda em 1952 e outro em 1953, culminando com a derrota surpreendente de El Santo. Anos depois, apesar de aparecerem juntos em um bom número de filmes de ação e aventura, a rivalidade entre os dois nunca terminaria, pois Santo nunca conseguia esquecer suas derrotas nas mãos de Blue Demon, que visivelmente era mais alto e mais forte. Depois destas derrotas para Blue Demon, não se soube de outro lutador que conseguisse superar Santo nos ringues.
Ainda em 1952, uma série para o cinema baseada em um super-herói estava para ser lançada, seria chamada de “O Homem da Máscara de Prata”. Supostamente, o personagem principal seria de El Santo, mas ele se recusou a aceitá-lo por achar que tal projeto não teria sucesso comercial. O filme foi concluído com o papel principal dado ao lutador conhecido como El Medico Asesino (O Médico Assassino) que usou uma máscara prateada semelhante à de Santo. Um vilão chamado “O Homem da Máscara de Prata”, foi introduzido na última hora, assim o título do filme passou a ser referência ao bandido, não ao herói.
Em 1954, Santo se torna o ídolo máximo da luta-livre mexicana ao derrotar Sugi Sito pelo título mundial dos pesos-médios. A seguir conquista o campeonato mundial NWA de peso welter, derrotando Peter Pancoff.
Em 1958, Fernando Osés, um wrestler e ator, convidou Santo para trabalhar em filmes, e embora Santo desse prioridade a sua carreira no wrestling, aceitou, planejando fazer ambos ao mesmo tempo. Osés tinha em mente lançar um herói nos filmes com o “look” de El Santo. Fernando Osés e Enrique Zambrano escreveram os roteiros dos primeiros dois filmes, El Cérebro del Mal (O Cérebro do Mal) e Hombres Infernales (Homens Infernais), ambos foram lançados em 1958 e foram dirigidos por Joselito Rodriguez. Foram filmados em Cuba e terminados apenas um dia antes de Fidel Castro ter entrado em Havana e declarado a vitória da revolução. Santo atuou fazendo a parte de super-herói mascarado para o “mocinho” (chamado El Incógnito) nos dois filmes, não foi o ator principal e nem representou como um lutador de wrestling nas duas filmagens. Os filmes foram um fracasso de bilheteria quando lançados. Anos mais tarde, porém, quando os filmes de Santo se tornaram famosos, os distribuidores destas duas filmagens adicionaram discretamente o nome de Santo nos títulos. A carreira cinematográfica de Santo causa sensação popular realmente a partir de 1961, com seu terceiro filme “Santo contra os Zombis”. Santo recebeu o papel principal neste filme e foi mostrado pela primeira fez como um wrestler profissional que brilhava como um super-herói.
Santo trabalhou num total de 52 filmes de luta-livre, dois dos quais em papéis secundários. O estilo dos filmes era essencialmente o mesmo durante toda a série, com Santo como um super-herói que luta contra criaturas sobrenaturais, cientistas malignos, agentes secretos, alienígenas, criminosos de todos os tipos e assim por diante. Todas as obras eram baseadas em tons resgatados dos filmes-B, shows e seriados de tv norte-americanos, principalmente os retratados nos seriados da década de 1940.
O seu melhor filme feito fora do México e considerado também um dos melhores de sua carreira, foi “Santo contra las Mujeres Vampiro” (Santo contra as Mulheres Vampiro) de 1962. Neste filme, a produção foi mais valorizada, e houve uma tentativa de criar uma imagem mítica e uma atmosfera para Santo, como o último de uma linhagem de lutadores que combatia o mal. “Santo contra Las Mujeres Vampiro” foi um sucesso comercial, bateu os recordes de bilheteria, e foi um dos quatro filmes de Santo dublados em inglês. Alguns destes filmes foram importados aos Estados Unidos com os esforços de K Gordon Murray, que mudou o nome de Santo para “Samson” por conveniência de mercado. O filme mais bem sucedido financeiramente de Santo, entretanto, foi “The Mummies Of Guanajuato” (As Múmias de Guanajuato), onde Blue Demon e Mil Máscaras co-estrelaram. Muitos fãs mexicanos o consideram o maior filme de wrestling já feito.
A série de filmes de Santo inspirou a produção da série similar estrelada por outros wrestlers mexicanos também conhecidos, como Blue Demon, Mil Máscaras, Superzan e Wrestling Women, entre outros. Santo estrelou com Blue Demon e Mil Máscaras em diversos de seus filmes. Quando Blue Demon o convidou para co-estrelar com ele e Mil Máscaras, sua trilogia para o cinema chamada “Champions of Justice” (Campeões da Justiça), Santo alegou estar muito ocupado com sua participação em outros filmes.
Já também como técnico e empresário de luta-livre, El Santo investiu em sua grande rivalidade contra os wrestlers, Los Hermanos Espantos, o que provocou um confronto com El Espanto I, no dia 30 de novembro de 1963. A luta foi uma das mais sangrentas e disputadas de todos os tempos e valia a máscara do adversário. El Santo saiu vitorioso. A popularidade de Santo a essa altura era estrondosa e os políticos que no início o evitavam, começaram a disputar sua presença e apoio em campanhas eleitorais.
Os anos se passaram e, apesar da idade, vieram alguns triunfos como o campeonato nacional de peso-médio contra René Guajardo, foi campeão de duplas ao lado de El Rayo de Jalisco e campeão nacional semi-completo frente a Espanto I. Em 1975, aos 58 anos de idade, junto com El Gran Solitário e “Don Personalidad” Mil Mascaras, foram nomeados o trio do ano.
Por volta de 1977, a onda de filmes de wrestler com seus lutadores mascarados tinha se esgotado fora do México, mas Santo continuou a aparecer em alguns poucos filmes nos anos seguintes. Seu último trabalho foi “Fury of the Karate Experts” (La Furia de los Karatecas), filmado na Florida (EUA) em 1982, no mesmo ano em que se aposentou dos ringues. Santo retirou-se oficialmente do wrestling em 12 de setembro de 1982, uma semana antes do seu 65º aniversário. Seu último combate foi realizado em El Toreo de Cuatro Caminos, no México. Sua carreira de wrestler profissional se estendeu por 48 anos.
Nos seus últimos dias, Santo apareceu como um convidado no programa de televisão mexicana chamado de Contrapunto e, completamente sem aviso, removeu a lendária máscara prateada o bastante para expor o rosto sexagenário de Rodolfo Guzman. Foi o único momento registrado em Santo tira sua máscara em público. Uma semana depois de sua aparição no programa Contrapunto, ele realiza uma apresentação que o deixou esgotado, ele se dirige ao camarim para descansar e sente-se mal, é socorrido, mas morre devido a um enfarto do miocárdio; era o dia 5 de fevereiro de 1984, às 21:40 horas. Rodolfo Guzman, El Santo, tinha 66 anos e foi enterrado, como desejou, com sua famosa e desgastada máscara de prata no Mausoléu Del Angel. Seu cortejo foi acompanhado por mais de 15.000 pessoas. Entre os que carregaram seu esquife, estavam os lutadores Black Shadow e Blue Demon. El Santo não morreu, estará sempre vivo nos filmes e na memória de seus fãs saudosos, viva El Santo!


Filmes memoráveis de Santo:
- La furia de los karatecas (1982)
- El puño de la muerte (1982) .
- Chanoc y el hijo del Santo vs. los vampiros asesinos (1981)
- Santo contra el asesino de la T. V. (1981)
- Santo en la frontera del terror (1979)
- Misterio en las Bermudas (1977)
- México de mis amores (1976)
- Santo en oro negro (1975)
- Santo en el misterio de la perla negra (1974)
- Santo en el misterio de la perla negra (1974)
- La venganza de La Llorona (1974)
- Santo contra el doctor Muerte (1973) (coproducción con España)
- Santo y Blue Demon contra el doctor Frankestein (1973)
- Santo vs. las lobas (1972)
- Santo contra los secuestradores (1972)
- Anónimo mortal (1972)
- Las bestias del terror (1972)
- Santo y Blue Demon contra Drácula y el hombre lobo (1972)
- Santo contra la magia negra (1972)
- Misión suicida (1971)
- Santo y el águila real (El águila real) (1971)
- Santo contra los asesinos de otros mundos (Asesinos de otros mundos)
- Santo vs. la hija de Frankestein (1971)
- Las momias de Guanajuato (1970)
- Santo en la venganza de la momia (1970)
- Santo vs. la mafia del vicio (1970)
- Santo contra los jinetes del terror (1970)
- Santo en la venganza de las mujeres vampiro (1970)
- Santo frente a la muerte (1969)
- Santo vs. los cazadores de cabezas (1969)
- El mundo de los muertos (1969)
- Santo y Blue Demon contra los monstruos (1969)
- Santo contra Blue Demon en la Atlántida (1969)
- Santo contra Capulina (1968)
- Santo en el tesoro de Drácula (El tesoro de Drácula) (1968)
- El tesoro de Moctezuma (1966)
- Operación 67 (1966)
- Santo el Enmascarado de Plata vs. los villanos del ring (1966)
- Santo contra la invasión de los marcianos (1966)
- El barón Brákola (1965)
- Profanadores de tumbas (Los traficantes de la muerte) (1965)
- Atacan las brujas (1964)
- El hacha diabólica (1964)
- Blue Demon contra el poder satánico (El poder satánico) (1964)
- Santo contra el espectro (El espectro del estrangulador) (1963)
- Santo vs. el estrangulador (1963)
- Santo en el museo de cera (1963)
- Santo vs. las mujeres vampiro (1962)
- Santo contra el cerebro diabólico (1961)
- Santo en el hotel de la muerte (1961)
- Santo contra el Rey del Crimen (1961)
- Santo contra los zombies (1961)
- Santo contra los hombres infernales (Cargamento blanco) (1958)
- Santo contra el Cerebro del Mal (Cerebro del Mal) (1958)

Fonte; http://obluesdoeu.blogspot.com/

3 comentários:

Yatta disse...

Faltou só comentar a participação do personagem EL SANTO no filme 'Jesus Christ Vampire Hunter", né?

hanscartwright disse...

Mike, aqui vai links para um filme da Lorena Velasques contra a Múmia
LAS MUJERES LUTADORES CONTRA LA MOMIA

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não tenho legendas dele, mas é uma relíquia não ?

Mike "Brainiac" Soares disse...

Com certeza Cart. até tentei acha alguma legenda pra ele mais nade, mais mesmo assim vai pro meu acervo, afinal tem a deliciosa Lorena Velasques, Valeu Camarada!!!

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