segunda-feira, 25 de maio de 2015

9 filmes antigos que são muito mais macabros que os filmes de terror de hoje.

Matéria bacana do site Ovelhas Voadoras sobre alguns já conhecidos filmes dos primórdios do cinema fantástico que resolvi divulgar na integra aqui!!!!


Não se engane por histórias do século 19 como a de quando uma plateia entrou em pânico no cinema pensando que um trem que vinha em direção à tela ia passar por cima deles. Os primeiros passos do cinema podem sim ficar bem bizarros e macabros, passando por cima até de filmes de terror da atualidade. Veremos 9 filmes muito antigos que tem uma essência macabra.

1) A execução de Mary Stuart (1895)


Tá vendo o gif? É o filme inteiro. Esse é o filme e mais nada. Mas dá um desconto: em 1895 as pessoas ficavam maravilhadas com qualquer coisa que fosse projetada em um lençol branco. Mas enquanto praticamente todos os diretores de cinema escolhiam filmar a rua aleatoriamente nessa época, Thomas Edison foi visionário e queria gravar alguém sendo morto. Finja que você não percebe quando a cena corta e um manequim vai pro lugar da atriz. O cara era visionário, poxa.


Esse da foto é o que fez o filme. Ele contratou um diretor, alguns atores, e recriou a decapitação de Mary Stuart que ocorreu em 1587, e mostrando a cabeça caindo no chão. Tipo, até o Game of Thrones cortou uma cena de decapitação na hora que o negócio vai arrancar a cabeça, e estamos falando de um filme de 1800 e cacetada. É impressionante que ele tenha optado por usar um dos primeiros truques da história do cinema (se não o primeiro) ao invés de matar a atriz: esse cara matava animais publicamente pra vender suas invenções. Mas vamos pra filmes realmente macabros agora.

2) L'Inferno (1911)



Esse filme é uma adaptação da Divina Comédia, e foi o primeiro longa metragem italiano, e já contava com, hm, efeitos especiais avançados pra época, como esse truque do cara vestir uma roupa toda preta pra parecer que tá só a cabeça. A maioria dele se passa no inferno, e é bem chocante se formos pensar no senso comum de 1911 (um homem decapitado segurando a própria cabeça e pessoas sendo torturadas enquanto estão só com a cabeça pra fora da terra, imagine isso nessa época).




Ou então demônios batendo em um monte de gente pelada:



Mas nenhuma dessas cenas é comparada a do diabo comendo um homem vivo:





gotôso 

3) O homem que ri (1928):



Alguns filmes gostam de guardas suas cenas mais chocantes pro final. Não é o caso do "Homem que ri". A primeira cena é um homem sendo sentenciado à morte e colocado em uma dama de ferro (um metaleiro agora aponta EM INGLÊS É IRON MAIDEN E A BANDA TIROU O NOME DAÍ. Legal, metaleiro. Vai tomar banho). Logo depois, o filho desse cara passa por uma cirurgia forçada onde um sorriso permanente é colocado em seu rosto. Ah, é claro que você vai perceber: o personagem Coringa foi baseado nesse cara aí.





A intenção era que o público simpatizasse com o cara, mas é difícil com ele fazendo esse sorriso macabro o filme inteiro. A história é bostinha, mas puta cara macabro.




4) A page of madness (1926)



"A page of madness" é um filme experimental de 1926 co-escrito por um futuro ganhador do prêmio Nobel, Yasunari Kawabata, sobre um jardineiro que vê sua mulher ser internada em um hospício após tentar matar a filha deles. Esse filme foi considerado perdido por 45 anos, até que acharam sei lá onde, e agora podemos admirar seu final macabro, onde o jardineiro percebe que sua mulher ficará louca pra sempre, fica meio doido também, e começa a dar essas máscaras felizes e macabras pra todos os pacientes do hospício.





Depois que um dos pacientes, empolgado com o presente, começa a dançar, os outros logo seguem na mesma vibe, e como o filme é mudo, você que inventa a música que está tocando na cabeça deles. Eu acho que eles estão imaginando o som de crianças sendo torturadas.





Talvez seja esse o motivo de Hollywood ter banido o som em filmes até 1927

5) O vendedor de amendoim (1933)



Esse filme serve como lembrete de que o mundo era totalmente outro antes da segunda guerra mundial, onde os pais deixavam os filhos verem uma espécie de Slenderman alegre cantar e dançar com uma roupa barata de Halloween. O protagonista dessa porcaria é um macaco que vende amendoim macabro cantando Jazz.


O diretor Len Lye disse que baseou os movimentos do macaco em sua mulher dançarina de rumba. Se isso for verdade, o filme é um pedido de socorro secreto pra que exorcistas aparecessem em sua casa e exorcizassem sua esposa.







Que porra é essa

6) Belphegor (1927)



Embora tenha o mesmo nome de um príncipe do inferno e de uma banda horrível de metal, Belphegor é um filme calminho sobre um ladrão que usa uma fantasia pra assombrar o Louvre e facilitar seus roubos. É basicamente uma versão de 1920 do Scooby-Doo pela visão do ladrão, dirigido por Darren Aronofsky.

Em certo momento, o ladrão tenta assustar o detetive que está investigando o caso, com sua fantasia macabra, mas o cara é durão.



A fantasia falha e o nosso ladrão tem que recorrer à outra estratégia: ele enche uma sala com um gás alucinógeno, e o detetive fica doidão





A última cena do filme mostra os policiais pegando o cara e tirando a máscara dele. Mas como você pode ver no gif a seguir, as respostas são inconclusivas.



7) II Caso Valdemar (1936)



Baseado em uma história do Edgar Allan Poe, esse curta de 1936 mostra um cara que quer descobrir o que acontece se uma pessoa prestes a morrer é hipnotizada. Ele então convence seu amigo Valdemar, que está morrendo de tuberculose, a participar do experimento. Com poucas horas de vida restando, segundo os médicos, Valdemar é colocado em um estado de semi-consciência, e consegue responder perguntas.



Satisfeito com os resultados do experimento, ele então se empolga e tenta trazer Valdemar de volta ao mundo dos vivos por meio da hipnose. Mas como o filme da Itália, o país que nos deu Holocausto Canibal e o satã ali em cima mastigando um ser humano vivo, assim que Valdemar quase morto entra no estado de hipnose, o processo de morte acelera incrivelmente e o rosto dele derrete em um processo aparentemente muito doloroso.







Coitado do Valdemar.

8) Ah! La Barbe! (1906)



Logo depois da invenção do cinema, os criadores de filmes começaram a perceber que as pessoas queriam muito mais obras sobre mundos malucos de fantasia que tirassem elas de suas vidas chatas do que filmes mostrando suas vidas chatas. É por isso que o nosso protagonista come um pote de creme de barbear e começa a ver um monte de merda. A curiosidade aqui é que era bem comum se drogar com creme de barbear, já que na sua composição tinha umas coisas bem doidas.





Conforme ele vai tentando se barbear loucão, uma série de cabeças macabras começa a aparecer no espelho, como essa porra no gif a seguir chacoalhando a língua:



Do nada, ele perde a linha e quebra o espelho. Então o filme acaba. Belo roteiro.



Toma na sua cara, cuzão.

9) Au Secours! (1924)



Em 1924, Abel Gance (que já fez um filme sobre a primeira guerra mundial com cenas que ele filmou em batalha, já que foi um soldado) fez essa coisa macabra que era pra ser uma comédia. Esse filme é resultado de uma aposta dele com o diretor Max Linder, que disse não acreditar que ele conseguiria filmar algo em 3 dias. O que ele fez? Colocou o próprio Linder como protagonista de um filme onde um cara é perseguido por vários bichos doidos em uma mansão mal-assombrada.

Então, como uma produção de 3 dias convence o público de que a mansão é de fato mal-assombrada? Regra 1: cobras em todo o lugar.







Regra 2: Máscaras aparecendo aleatoriamente em um fundo preto com fumaça.







Pronto, tá aí sua casa mal-assombrada. Tem até um macaco mal-assombrado. Bom, mas vamos dar contexto. Na história do filme, o personagem do Linder também faz uma aposta, mas dessa vez ele tem que ficar 1 hora dentro de uma casa mal-assombrada. Depois das cobras e das máscaras, ele está confiante de que ganhará a aposta, mas aí ele recebe uma ligação de sua namorada, dizendo que um cara deformado invadiu a casa dela e quer estuprá-la.





Linder então sai da casa, perde a aposta e vai salvar a mina. Quando ele chega lá, ela está de boas, e depois descobrimos que todos os monstros da casa são atores contratados pra fazer ele perder a aposta. Menos o cara desfigurado estuprador. O filme simplesmente não explica essa porra.

Fonte: http://www.ovelhasvoadoras.com.br/

Um comentário:

A.R.L disse...

A hq de terror sucesso na Europa, Dylan Dog, retorna em 2017 pela Editora lorentz, previsão de lançamento março- abril de 2017…é uma hq que deixou de ser publicada no brasil a uns 10 anos… tinha historias de terror bem legais e algumas estilo além da imaginação…quem não conhece tem o filme fraquinho dylan dog e as criaturas da noite…mas hqs são bem melhores, o filme é fraco. Vale a pena conhecer as hqs de Dylan Dog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...