segunda-feira, 8 de junho de 2015

Amor por Monstruos!


O cinema fantástico mexicano tem uma história de amor com monstros clássicos do cinema. Frankenstein, Drácula, lobisomem, múmia e cia. apareceram em inúmeros filmes de  terror, "Lucha Libre" e comédias. No último caso, a maior influência foi o sucesso no México do filme americano "Abbott and Costello Meet Frankenstein" (Às Voltas com Fantasmas, 1949) de Charles Barton com as trapalhadas da dupla cômica com os monstros da Universal Pictures (incluindo a volta de Bela Lugosi como Drácula).
O primeiro "remake" mexicano apareceu em 1957 com "El Castillo de los Monstruos" de Julian Soler. Um empregado de uma funerária (Antonio Espino "Clavillazo") cujos corpos estão sendo roubados, tem sua namorada (Evangelina Elizondo)  raptada por um cientista louco. Acaba  encontrando-a em um castelo assombrado e habitado por uma múmia, um lobisomem, o monstro de "Frentenstein", um vampiro, um gorila e o Monstro da Lagoa Negra (ou no caso: La Bestia de la Laguna Seca !). 






O ator Germán Robles, parodia seu papel como o Conde Lavud dos filmes "El Vampiro" e "El Ataud del Vampiro" do mesmo ano. O barbudo Vicente Lara, faz pela primeira vez o papel de lobisomem (commaquiagem mínima), personagem que repetiria anos depois em filmes de El Santo





Uma cópia mais descarada da comédia americana foi "Frankestein, el Vampiro y Compañia." (1961) de Benito Alazraki.














A dupla Agapito (Manuel "Loco" Valdés) e Paco (José "Ojón" Sasso) é encarregada de entregar os bonecos de cera do monstro de Frankestein (escrito assim mesmo...) e de um vampiro em um misterioso castelo. Quando as figuras se mostram verdadeiras, o vampiro Conde Lorenzini (Quintin Bulnes) tenta convencer a cientista Dr.Sofia (Nora Véryán) a transplantar o cérebro de Valdés para o monstro e assim conquistarem a América! Com a participação de um lobisomem que mais parece a cruza de um porco com um rato!






"La Nave de los Monstruos" (1960) de Rogelio A. Gonzáles é uma mistura de ficção científica, terror, comédia e musical. O cantante e mentiroso vaqueiro Lauriano (Lalo "Piporro" Gonzáles) encontra duas belas alienígenas (Lorena Velázquez e Ana Bertha Lepe) e sua nave com machos extraterrestres coletados em diversos planetas.


 Um alienígena cabeçudo, um ciclope, um homem-aranha e um esqueleto vivo são a carga divertida e perigosa das garotas de Vênus, que também possuem um robot chamado Torgo. Ah! sim e uma delas se revela uma vampira espacial! Quase todos os monstros foram reaproveitados em outros filmes de terror mexicanos, principalmente em "Santo Y Blue Demon Contra los Monstruos" de 1968.





Demência total é o infantil "Caperucita y Pulgarcito Contra los Monstruos" (1960) de Roberto Rodriguez (nada a ver com o atualmente conhecido Robert Rodriguez!). Chapeuzinho Vermelho e o Pequeno Polegar (Maria Gracia e Cesario Quezadas, astros infantis mexicanos) enfrentam a Rainha das Bruxas (Ofelia Guílmain) que comanda um exército de monstros engraçados como: o Senõr Vampiro (Quintin Bulnes novamente); o Monstro de Frankenstein; o Ogro (josé Elias Moreno); o Lobo Mau ("Loco" Valdés); um pequeno dragão e outras criaturas inclassificáveis!





"Capulina Contra los Monstruos" (1972) de Miguel Morayta, trás um alegre jornaleiro (Gaspar "Capulina" Henaine) que acaba topando com um cientista doido que revive Drácula, Frankenstein, o lobisomem e a múmia. O bigodudo comediante mexicano enfrentou em outras aventuras cômicas: múmias, vampiros e se encontrou com o herói-luchador El Santo.






Uma grande quantidade de monstros clássicos está presente em "Chabelo y Pepito Contra los Monstruos" (1973) de Jose Estrada. Dois escoteiros (Javier "Chabelo" Lopez e o menino Martín Ramos Arévalo) fogem de um acampamento para procurar um tesouro em uma caverna. Lá se defrontam com Drácula, Frankenstein, a Múmia, um lobisomem, o Monstro da Lagoa Negra, Mr. Hyde, um gorila, robots e um cientista louco!...ufa!!! Nesta produção infantil, divertida e vagabunda, foram utilizadas máscaras de Halloween do Dan Post Studios para poupar maquiagem!







Fonte dessa matéria; http://museudameianoite.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...