segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A ficção científica B dos anos 50 parte 1 de 4

A influência da Guerra Fria na ficção científica B
O conceito e origem do filme B

O conceito cinema B (ou filme B) surgiu na década de 30 em Hollywood. Mesmo hoje tendo uma conotação de filmes toscos, mal produzidos e de baixo orçamento, o nome B foi concebido para designar as produções de baixo orçamento em programas duplos.
Dominado por cinco grandes majors (MGM, Paramount, Warner Bros., Fox e RKO), as grandes produções rondavam basicamente suas salas de exibição – nessa época, era comum para as grandes empresas controlarem o processo inteiro, desde a produção até a exibição. Os lançamentos, diferentemente de hoje, eram passados nas principais salas, para depois irem se espalhando nos exibidores independentes. Isso lhes trazia prejuízos. Então, com o intuito de burlar esse sistema e atrair os espectadores – a maioria já fora ver os filmes nas grandes salas -, começaram a dar diversos benefícios ao público, que culminaria nos programas duplos. Com o Crack da Bolsa, em 1929, e os subseqüentes efeitos da Depressão, o cinema hollywoodiano se viu em apuros e os programas duplos se popularizaram, pois era uma forma de trazer audiência. Em 1935, até as majors haviam aderido à prática de mostrar dois filmes seguidos pelo preço de um ingresso – excetuando-se pelos locais de maior erudição.
Para compensar os custos, nesses programas exibiam uma produção de alto orçamento (as produções A) e uma de baixo orçamento (as produções B). O conceito, portanto, nasce de uma oposição, meramente designatória. Com o tempo, esse conceito iria se expandir. Certos gêneros fílmicos seriam praticamente exclusivos dessas produções, como os filmes de terror e as ficções científicas. Produções voltadas para um público mais jovem, com o objetivo de entreter, com efeitos especiais mais primários e atores desconhecidos no elenco.
Uma nova ordem mundial

Em 1945, dois eventos importantes para história do século XX ocorreram:
clip_image001
- De 4 a 11 de fevereiro, mesmo com a Segunda Guerra Mundial inacabada, houve a Conferência de Ialta (Criméia), onde os representantes dos três Estados soberanos na guerra, Franklin Roosevelt (EUA), Winston Churchill (RU) e Josef Stalin (URSS), reuniram-se para discutir, entre os temas, a repartição das zonas de influência entre o Leste e o Oeste; ou seja, uma repartição planetária entre o mundo capitalista e o mundo socialista.
- Nos dias 6 e 9 de agosto, os EUA lançaram sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki bombas atômicas, até então o maior poderio militar existente, destruindo-as completamente, com severos efeitos colaterais.
Ao fim da guerra, a ameaça nazi-fascista havia acabado, porém uma nova era se estabeleceria. Não foi despropositadamente que o governo americano exibiu seu poderio nuclear num país já praticamente derrotado. Era uma forma de mostrar ao governo Stalin o que estaria por vir.
Em 1947, a Guerra Fria – guerra ideológica entre o capitalismo e o socialismo, sem conflitos armados direto – se oficializou. A Doutrina Truman falava em erradicar a ameaça vermelha, alusão à URSS.
Começava uma nova era. O mundo fora dividido em dois, um lado polarizado pelo capitalismo americano e o outro pelo socialismo soviético. A corrida armamentista e espacial foram dois aspectos constantes nos anos por vir desse conflito. A produção industrial deu um salto, e novas tecnologias – na maioria das vezes mortíferas – eram descobertas e realizadas. Veio então a era da corrida armamentista e especial...
A ameaça veio do espaço?
A década de 50 começou com incertezas pairando sobre os céus. Não se sabia o destino da humanidade, pois a chance de uma guerra nuclear era muito palpável. O mundo poderia se aniquilar, e nem tempo para respirar a população teria. Medo e paranóia eram sentimentos constantes para os norte-americanos. Uma catástrofe tão derradeira, e ainda assim, tão incerta, incutiu na mente dos cidadãos esse desejo extremo pela queda do oposto, e mais, na destruição do desconhecido.
A grande verdade era essa, a grande massa não sabia quase nada da URSS. A ameaça vermelha era uma célula estranha. O medo do desconhecido sempre provocou duas reações: combate e destruição, e isolamento.
“Em agosto de 1945, caíram as bombas em Hiroshima e Nagasaki e o mundo entrou em nova era; um ano depois outra bomba ainda mais potente, com a efígie da pin-up favorita dos fuzileiros, Rita Hayworth, despencou sobre o recife de Biquíni, associando simbolicamente a ciência atômica e o cinema.” (MATTOS, 2003, p. 49/50)
O cinema B refletiu as angústias da população através de ficções científicas, metaforizando o inimigo. O medo do socialismo e das novas tecnologias de destruição em massa foi encarnado por diversos filmes que surgiram com títulos absurdos e amedrontadores. Não era objetivo fazer desse tema as grandes produções, a ficção científica era um gênero – e ainda o é – mal visto pela sociedade intelectualizada. Os filmes eram feitos para serem exibidos em drive-ins e proporcionarem uma agradável diversão familiar. Muitos desses filmes são hoje considerados cults - ou seja, com fãs ardorosos -, porém, na época, eram poucas as produções que se enveredavam para o maior orçamento, tal qual a produção da Dinsey Vinte Mil Léguas Submarinas, de Richard Fleischer.
Cada qual com suas particularidades, as ficções B se opuseram durante toda década de 50 à estética épica dos filmes de orçamentos milionários. Os filmes utilizavam os mesmos temas, porém de maneiras diferentes. Temas como invasão alienígena, radiação, confronto com raças não-humanas e pré-históricas (leia-se não civilizadas de acordo com a concepção vigente) eram comuns e muito explorados:
“Com a guerra e a ameaça de um holocausto nuclear veio o reconhecimento de que a ciência e a tecnologia podiam afetar o destino de toda a raça humana, e logo nasceu o filme de ficção científica moderno com sua ênfase na catástrofe global e nas viagens especiais. (...) Os vilões clássicos que metiam medo – vampiros, lobisomens, múmias e zumbis – foram substituídos por novos monstros inspirados pelas terríveis conseqüências da radiação atômica, aparecendo na tela gigantescas formigas, aranhas, caranguejos, escorpiões e até colossais monstros pré-históricos, despertados de seu sono secular. A Guerra Fria e a corrida armamentista também ajudaram a criar o clima que gerou o interesse pela ficção científica. (...) A idéia de seres ou organismos alienígenas perambulando tão perto da terra passou a fazer parte do temor e da cultura populares.” (MATTOS, 20003, p. 50)
clip_image002A radiação da bomba atômica e a corrida espacial forma fatores que influenciaram muito esse cinema. Muito mais que heroísmo, o sentimento desses americanos médios era o medo. Ninguém sabia direito o efeito da radiação, só sabiam que a bomba nuclear era uma arma de destruição em massa. E se americanos e soviéticos estavam tão avançados quanto exploração espacial, se nós, humanos, conseguíamos sair da órbita terrestre, porque seres de outros planetas não conseguiriam entrar em nossa órbita? Eram incertezas como essas que conceberam a ficção científica B.
Cronologicamente, a primeira produção de destaque seria Destination Moon, de 1950, filme que retrata um cientista que, após ter perdido investimento estatal para seu foguete atômico, procura o privado, objetivando vencer os soviéticos no espaço. Certamente uma produção atípica, pois trata de um confronto direto. Aliás, as produções de George Pal nesse período – exceto por Guerra dos Mundos -, tratavam de assuntos periféricos e se diferenciavam da temática vigente.
Porém, o primeiro filme que realmente influenciaria e daria o ponto de partida às ficções científicas B é O Dia em que a Terra Parou, produção B da Fox, com elenco famoso. O diretor Robert Wise criou uma fábula interplanetária de mensagem pacifista, ao colocar Klaatu, um alienígena que vem à Terra com uma missão e um robô. A visita desse estranho ser objetiva acabar com as hostilidades terráqueas entre si, e caso isso não ocorresse, o planeta seria destruído.

clip_image003

A Era de Ouro dos filmes B (RICHARDS, 1984, p. 13) mal começara. A década de 50 seria muito produtiva para esse gênero, e teria prestígio até o começo da década de 60. Os filmes que tratavam de ameaças alienígenas ainda trariam diversos e distintos representantes.

Por Gabriel Carneiro


Filmografia citada:
Destination Moon (1950, Dir.: Irving Pichel)
Dia em que a Terra Parou, O (The Day the Earth stood still, 1951, Dir.: Robert Wise)
Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 1953, Dir.: Byron Haskin)
Vinte Mil Léguas Submarinas (20000 Leagues Under the Sea, 1954, Dir.: Richard Fleischer)

Bibliografia citada:
MATTOS, A.C. Gomes de. A Outra face de Hollywood: Filme B. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
RICHARDS, Gregory B. Science Fiction Movies. Nova Iorque: Gallery Books, 1984.

Em Breve a parte 2.

Fonte; Revista Zingu!

Diabolicamente Tua

Diaboliquement Vôtre (1967) França/Alemanha/Italia

Georges (Alain Delon) sofre um acidente de carro, no qual perde a memória. Pouco a pouco parece recuperá-la, quando aparecem no hospital sua esposa e o seu melhor amigo. Trasladado para sua casa de campo, começa a concientizar-se que até aquele momento fora um homem bastante despótico, que ganhou muito dinheiro com negócios nada limpos. Porém, há algo mais, já que algumas recordações que chegam a sua mente lhe fazem suspeitar que é outra pessoa. Último filme do mestre veterano Julien Duvivier, numa trama convencional de suspense, onde nada é o que parece e os truques são fortes para no final alcançar certa coerência. O destino fez que, que depois de filmar magistralmente o acidente inicial com diferentes câmeras, Duvivier falecesse numa colisão de tráfico, logo após terminar a filmagem. Obra-prima do gênero.

Elenco;

Alain Delon
Pierre Lagrange / Georges Campo

Senta Berger
Christiane

Peter Mosbacher
Kim

Claude Piéplu
O decorador

Sergio Fantoni
Freddie

Renate Birgo
A enfermeira

Georges Montant
Delegado de Polícia

Guy Stranger
O árabe

Gênero:
Crime, Drama, Suspense

Direção:
Julien Duvivier

Roteiro:
Julien Duvivier, Roland Girard, Jean Bolvary

Produção:
Raymond Danon

Design Produção:
Léon Barsacq

Música Original:
François de Roubaix

Fotografia:
Henri Decaë

Edição:
Paul Cayatte

Figurino:
Georgette Fillon

Guarda-Roupa:
Jeanne Vergne

Maquiagem:
Michel Deruelle

Efeitos Sonoros:
René Sarazin, Paul Pauwels

Pais:
França, Alemanha, Itália

Download;

Formato; RMVB LEGENDADO

http://www.megaupload.com/?d=WV59QL5Q

Imbd; http://www.imdb.com/title/tt0061568/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

KOLCHAK E OS DEMÔNIOS DA NOITE

Kolchak: The Night Stalkers (1972) EUA

Carl Kolchak, um repórter, investiga estranhos assassinatos de coristas em Las Vegas. Ele descobre que Janos Skorzeny, um vampiro, está por trás dos crimes. Kolchak tenta convencer seu editor sobre a natureza vampírica do assassino mas ninguém o leva a sério. Ele se vê obrigado a combater o mal sozinho.
Kolchak - The Night Stalker foi um longa metragem de muito sucesso, transmitido na TV americana em 11 de janeiro de 1972

Em 1974, a rede de TV americana ABC pôs no ar um roteiro adaptado por Richard Matheson para uma série com os mesmos personagens do longa metragem. O ator Darrin McGavin voltou a interpretar Kolchak. Na série, Kolchak persegue vários tipos de criaturas malígnas que vivem na escuridão da noite, à espera de uma vítima em potencial.
Esse filme deu origem ao seriado Kolchak & The Night Stalker, muitos consideram o pai do seriado Arquivo X (X-files)

Elenco:
Darren McGavin .... Carl Kolchak
Simon Oakland .... Tony Vincenzo
Jack Grinnage .... Ron Updyke
Ruth McDevitt .... Emily Cowles
John Fiedler .... Gordy Spangler
Carol Ann Susi .... Monique Marmelstein

Download;

DVD Rip

Formato;Rmvb

Tamanho; 330 Mb

Legenda embutida; PT-Br

http://www.megaupload.com/?d=0G89VQA6

Monstros da Cidade Submarina

WAR-GODS OF THE DEEP (1965)

Engenheiro encontra o corpo do advogado de uma amiga na praia e vai até à casa dela para avisá-la do óbito. A moça desaparece misteriosamente e este, com a ajuda de um pintor, parte em busca dela, por meio de uma passagem secreta na casa, que os leva a um mundo submarino habitado por criaturas metade humana, metade peixe e com um homem louco que as governa.

Informações Técnicas:
Direção: Jacques Tourneur
Ano: 1965
País: Inglaterra
Duração: 84 min./Cor


Elenco:
Vincent Price (Sir Hugh, The Captain)
David Tomlinson (Harold Tufnell-Jones)
Tab Hunter (Ben Harris)
Susan Hart (Jill Tregillis)
John Le Mesurier (Rev. Jonathan Ives)
Henry Oscar (Mumford)
Derek Newark (Dan)
Roy Patrick (Simon)

Formato: RMVB
Idioma: Inglês
Legenda: Português
Duração: 84 minutos
Tamanho: 284MB
Servidor: Rapidshare

Parte 1
Parte 2
Senha:
http://farra.clickforuns.net

As Aranhas

DIE SPINNEN TEIL I: DER GOLDENE SEE (1919) & TEIL II: DAS BRILLANTEN SCHIFF (1920)

aventuras do explorador Kay Hoog lutando contra a organização criminosa As Aranhas: em "O Lago Dourado", ele vai a América do Sul em busca de tesouro inca, e em "O Navio dos Diamantes", a organização planeja adquirir uma jóia oriental que dará plenos poderes sobre a Ásia, cabendo a Kay Hoog impedi-los.

Um dos primeiros filmes de Fritz Lang, narra as aventuras de Kay Hoog, um aristocrata norte-americano, em busca de tesouros ao redor do mundo, sempre cruzando com a organização criminosa As Aranhas. Era para ser uma série de 4 filmes, mas foram produzidos somente esses dois, em 1919 e 1920.

Elenco:
Carl de Vogt - Kay Hoog
Ressel Orla - Lio Sha
Georg John - Dr. Telphas
Lil Dagover - Naela
Rudolf Lettinger - John Terry
Edgar Pauly - Vierfinger-John
Paul Morgan - Especialista em diamantes
Thea Zander - Ellen
Reiner Steiner - capitão do navio
Friedrich Kühne - All-Hab-Mah


Informações Técnicas:
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang
Produção: Erich Pommer
Fotografia: Emil Schünemann (Der Goldene See), Karl Freund (Das Brillantem Schiff)
Direção de Arte: Otto Hunte, Carl Ludwig Kirmse, Heinrich Umlauff e Hermann Warm


Download;

Formato: RMVB

Filme mudo

Legendas: Português (embutidas)
Duração: 2:17
Tamanho: 525 MB (05 partes)
Servidor: Mediafire

http://www.mediafire.com/?ze2ollyyjvh
http://www.mediafire.com/?ne2jemdgm5m

http://www.mediafire.com/?muvovjwioxy
http://www.mediafire.com/?mngz5o3zglm
http://www.mediafire.com/?nztvnhtw2qn

Senha; http://farra.clickforuns.net

Imbd; http://www.imdb.com/title/tt0010726/

O Vampiro


Vampyr – Der Traum des Allan Grey (1932) Alemanha

Vampyr conta a história de Allan Grey, um jovem entusiasta das ciências ocultas cujos estudos acerca das diferentes manifestações de vampirismo e satanismo ao longo dos tempos fizeram dele um sonhador para quem a fronteira entre a realidade e o imaginário se torna, muitas vezes, fluida e ambígua. Uma noite, após uma das suas viagens sem rumo, instala-se numa estalagem isolada nos arredores da aldeia de Courtempierre. Na estalagem e em seu redor tudo é misterioso e inquietante e Allan começa a presenciar estranhos eventos e a ter visões aparentemente irreais. Um homem entra no seu quarto e deixa sobre a secretária um envelope fechado no qual está escrito: «Para ser aberto após a minha morte.» Allan pega no sobrescrito e sai da estalagem. Perseguindo um grupo de sombras que parece ter vida própria até a uma estranha casa no meio do bosque, o jovem viajante vê-se envolvido em estranhos acontecimentos à medida que descobre que o responsável por tal poderá ser um vampiro.

Download ;

Formato: AVI

http://rapidshare.com/files/139295751/Vampyr.part1.rar

rapidshare.com/files/139295753/Vampyr.part2.rar

rapidshare.com/files/139302864/Vampyr.part3.rar

rapidshare.com/files/139302866/Vampyr.part4.rar

rapidshare.com/files/139309392/Vampyr.part5.rar

rapidshare.com/files/139309394/Vampyr.part6.rar

rapidshare.com/files/139313687/Vampyr.part7.rar

rapidshare.com/files/139313689/Vampyr.part8.rar

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

Download Torrent;

TORRENT

IMDB: http://imdb.com/title/tt0023649/

A Torre de Londres

Tower of London (1962) EUA

Richard, o duque de Glocester, quer o trono da Inglaterra a qualquer custo. Assim, ele assassina todos que se atrevam a cruzar seu caminho e torna-se o rei Richard III da Inglaterra, mas os fantasmas daqueles que morreram por esse título o atormentarão até que ele seja punido.

Ano: 1962

Elenco: Vincent Price, Joan Freeman, Michael Pate

Diretor: Roger Corman.

O filme é uma regravação do homônimo de 1939 que estrelava Boris Karloff como Richard e Basil Rathbone. Vincent Price também atuou na versão original como um mero extra que morre pelas mãos de Karloff.

Download;

Formato: DvdRip
Áudio: inglês
Legenda: português/separada
Rapidshare (AVI - 8 partes - 711Mb + legenda)

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Legenda

Download;

TORRENT

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sombras Do Terror

The Terror (1963) EUA

Lt. Andre Duvalier (Jack Nicholson) é um soldado do exército napoleônico que fora separado de seu regimento no norte da Alemanha. Em sua busca desesperada para encontrar seu caminho de volta, ele se depara com uma misteriosa mulher chamada Helene (Sandra Knight) que o atordoa com sua beleza. Mas ela pode não ser a amável mulher que parece quando ela o guia para a morte certa nas traiçoeiras areias e armadilhas da praia. Ele encontra acolhida em um castelo estranho e não vê alternativa senão aceitar um quarto do estranho proprietário barão Frederick Victor Von Leppe (Boris Karloff). Ele começa a perceber que os muros imponentes do castelo podem manter invasores distantes, mas também são perfeitos para esconder os sinistros sons dos mistérios em seu interior.

Elenco;

Boris Karloff ... Baron Victor Frederick Von Leppe
Jack Nicholson ... Lt. Andre Duvalier
Sandra Knight ... Helene / Ghost of Ilsa The Baroness Von Leppe
Dick Miller ... Stefan
Dorothy Neumann ... Katrina, Witch / Eric's Mother
Jonathan Haze ... Gustaf

Download;

Formato; AVI

http://rapidshare.com/files/49386622/The_Terror__1963_.part1.rar
http://rapidshare.com/files/49393219/The_Terror__1963_.part2.rar
http://rapidshare.com/files/49500710/The_Terror__1963_.part3.rar
http://rapidshare.com/files/49426159/The_Terror__1963_.part4.rar
http://rapidshare.com/files/49438345/The_Terror__1963_.part5.rar
http://rapidshare.com/files/49442819/The_Terror__1963_.part6.rar
http://rapidshare.com/files/49496825/The_Terror__1963_.part7.rar

Legendas: http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3121922/the-terror-pb

O Vampiro Das Estrelas

Not of This Earth (1957) EUA

Um agente alienígena teletransporta para o planeta Terra e aterroriza o sul da Califórnia em procura de sangue para restaurar sua raça, que foi dizimada em uma guerra nuclear.

Diretor:
Roger Corman

Elenco:
Paul Birch, Beverly Garland, Morgan Jones, William Roerick, Jonathan Haze, Dick Miller, Anna Lee Carroll, Pat Flynn, Barbara Bohrer, Roy Engel, Tamar Cooper, Harold Fong

Roteiro:
Charles B. Griffith, Mark Hanna

Estúdio:
Los Altos Productions

Produção:
Roger Corman

Fotografia:
John J. Mescall

Trilha:
Ronald Stein

Duração:
67 minutos

Formato; AVI

Tamanho; 730.74 mb

Download;

http://rapidshare.com/files/306573384/NotofTE-BadSeed.r00
http://rapidshare.com/files/306632198/NotofTE-BadSeed.r01
http://rapidshare.com/files/306650228/NotofTE-BadSeed.r02
http://rapidshare.com/files/306675411/NotofTE-BadSeed.rar

Download Torrent;

TORRENT

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

domingo, 22 de agosto de 2010

Wurdulak – O Retorno

Olá!

Bem pessoal a muito o Wurdulak andou abandonado e assumo a responsabilidade e peço desculpas aos fãs, e que compreendam, pois fora daqui existe toda uma vida que toma todo (ou quase todo) tempo, ainda mais agora com a vida de recém casado.

Mais volto com a mesma boa vontade e dedicação ao blog e conto com todos para que continuemos a ser um dos grandes blogs da rede a reunir o que a de interessante dentro desse gênero que tanto admiramos, a proposta continua a mesma, reunirmos tudo que a de clássico e raro na rede para podermos compartilhar, com o tempo e paciência pretendo dar mais contribuição do que apenas pesquisar, garimpar e reunir essas preciosidades da rede aqui, mais sim retomar as atividades de lançar filmes com legendas exclusivas (ainda inexistentes em Pt-br) e começar a ripar algumas raridades do meu acervo de DVD, mais isso será mais pra frente, conto com todos, seja com comentários, pois pode não parecer, mais isso e importante, pois da mais estimulo a continuar com o trabalho, pois esse foi interrompido em partes por falta de reconhecimento onde se tinha mais pedidos, cobranças e reclamações do que elogios comentários e participações construtivas, para isso temos uma comunidade que cada dia cresce em numero de membros mais sem qualquer tipo de participações, de fantasmas já bastam os que figuram dentro de alguns dos filmes de nosso acervo, usem a comunidade pra trocar idéias comentar filmes sejam do blog ou não, por isso decidi que só aceitarei pedidos e etc. de usuários que realmente participem seja no chat ou na comunidade o importante e participar e espero sinceramente a contribuição de todos e quem achar que pode e quer fazer mais sintam-se a vontade para entrar em contato e expor suas idéias e ate mesmo parcerias.

Um abraço a todos!

WURDULAK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...