quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Plan 9 From Outer Space

Plan 9 From Outer Space (1959)
"Plan 9 From Outer Space" foi considerado por muitos o pior filme de sempre. Foi realizado em 1959 por Edward Wood Jr., considerado, pois claro, o pior realizador de sempre.
Desde já o argumento é impensável: uma raça extraterrestre tenta impedir a humanidade de construir uma arma que irá destruir todo o Universo. Para tal recorrem ao plano 9, plano esse que visa ressuscitar os mortos como zombies.
Com o desenrolar do filme, apercebemo-nos que a raça alienígena é não mais do que homens vestidos com roupas esquisitas e a arma para destruir o Universo, a solarmanite, é uma arma que fará explodir o sol e em que a luz solar funciona como rastilho e que por isso destruirá tudo o que for alcançado por ela. Isto demonstra uma falta de noção da imensidão do Universo, uma vez que o sol é apenas uma pequena estrela entre os biliões de estrelas que existem.
Mesmo o baixo orçamento não será desculpa suficiente para a qualidade dos cenário. São bem visíveis os fios de nylon que suspendem os discos voadores, o interior da nave alienígena consiste apenas numas mesas com uns aparelhos estranhos em cima, a cabine de avião tem apenas umas cortinas e uns meios círculos como volantes. Isto entre muitos mais exemplos.
Também, os diálogos, são dignos de nota, sendo muitas vezes contraditórios. São intercalados com os gritos histéricos de donzelas em perigo típicos de um filme com zombies e ETs. Os zombies (que apenas são 3) apenas olham fixamente a vitima, confiando na sua maquilhagem peculiar e andando daquela maneira… à zombie. Já as pobres vitimas parecem sofrer de algum tipo de paralisia, pois durante os ataques apenas gritam, não dando um passo para escapar.
Este filme é, também, conhecido por conter a ultima aparição do actor Bela Lugosi, o actor de Drácula (tão bem homenageado pelos Bauhaus). Bela foi utilizado como um chamariz quer para espectadores quer investidores, mas Edward Wood, tinha apenas umas filmagem soltas do actor o que aproveitou para de algum modo encaixar no filme (nada que fosse prejudicar o argumento). A partir daí a personagem de Bela é interpretada por um outro actor (bastante mais alto) que cobre a cara com uma capa.
É tudo isto que faz Plan 9 from Outer Space um filme peculiar. Se calhar tão mau que acaba por ser bom.
Para mim juntamente com Robot Monster são as maiores perolas do cinema B.
Download;
Trailer;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...