segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Testamento do Dr. Cordelier

Image
Le Testament Du Docteur Cordelier (1959) França

Num subúrbio da zona oeste de Paris, mora o psiquiatra Dr. Cordelier, referência mundial em pesquisas avançadas sobre o comportamento humano. Uma de suas experiências é vista com desconfiança pelos seus colegas de trabalho. Não satisfeito, com a falta de apoio dos amigos, resolve levar suas pesquisas as últimas consequências, levando pavor e mistério por toda Paris.


MATÉRIA:
Texto, retirado do livro: O Realismo No Cinema: André Bazin e Jean Renoir
Em 1959 Renoir realiza mais um filme inovador, ao trazer para o cinema características de linguagem e técnicas de filmagem próprias da televisão. O filme é O Testamento Do Dr. Cordelier, uma adaptação do Romance “The Strange Case of Dr. Jekyll And Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson. No filme, realizado para a televisão francesa, a RTF, um famoso psiquiatra abandona seus pacientes para se dedicar apenas a seus experimentos. Dr. Cordelier descobre uma poção que permite se livrar de sua consciência, transformando-o em Opale.
O Testamento Do Dr. Cordelier começa com a chegada de Renoir à emissora RTF, ele entra em um estúdio de televisão para gravar um programa do qual é o apresentador. Renoir narra o início da história e durante esta narração, a imagem de uma pequena tela dentro do estúdio toma toda a tela e é aí que começa de fato a história de Dr. Cordelier. Nesse fato, pode-se perceber, assim como em A Regra Do Jogo, a importância que Renoir confere à modernidade e à tecnologia, ao mostrar o funcionamento e os bastidores de um estúdio de televisão. Além disso, trata questões relacionadas aos avanços científicos e a uma possibilidade de controle do cérebro humano e da consciência dos indivíduos.
O filme é realizado com técnicas de filmagen com câmeras múltiplas, o que o assemelhava à direção de TV e criava efeitos similares aos de captação ao vivo. Sobre isso, “Dubois” afirma que: O cinema abre a possibilidade de ver tudo o tempo todo de todo lugar e quase simultaneamente”. O efeito ao vivo criado pela captação em câmeras múltiplas permite obter várias versões de um mesmo acontecimento: outros procedimentos da televisão também permitem continuidade da cena, interpretação na duração e tomadas longas. No entanto, Renoir não deixa de explorar as técnicas que para “Bazin” eram essenciais para conferir realidade a cena – o plano seqüência e, principalmente a profundidade de campo.
A utilização de mais de um ângulo pode ser claramente percebida em alguns momentos, como por exemplo, no encontro de Opale com Dr. Severin, a única pessoa que sabia em que consistiam os experimentos de Dr. Cordelier; no momento em que os empregados de Dr. Cordelier estão todos na sala de sua casa escutando os gritos vindos do laboratório e, principalmente, no momento final em que ...( Spoiler....).
Apesar de utilizar as técnicas da televisão, Renoir filmou em película e, em apenas 14 dias, um tempo muito pequeno para se filmar um longa-metragem. No entanto ele tinha várias versões da mesma cena, e com isso fazia quase que uma montagem ao vivo. Segundo “Dubois” ele chegou a utilizar oito câmeras e doze microfones ao mesmo tempo. É este método que permite a duração da cena e a continuidade da cena...


ELENCO:
Jean-Louis Barralt
Teddy Bilis
Jean Topart
Michel Vitold
Micheline Gary

DADOS DO ARQUIVO:
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Legenda: Português/BR (Embutidas)
Tamanho: 589 MB
Servidor: Megaupload


DOWNLOAD:
http://www.megaupload.com/?d=3AK8ZT0Z
http://www.megaupload.com/?d=H3YCV2I9
http://www.megaupload.com/?d=21P7VK28
http://www.megaupload.com/?d=KTD4L6YY
http://www.megaupload.com/?d=ZP0LAXWT
http://www.megaupload.com/?d=KA08EVD0
Image
Image

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...