domingo, 22 de fevereiro de 2009

NUMA NOITE ESCURA


One Dark Night, EUA, 1983
NUMA NOITE ESCURA é tão criativo, tão inteligente, tem um enredo e um roteiro tão fortes e diferentes, que devem causar certa inveja de outros escritores que não sabem pegar uma historia já feita inúmeras vezes e tirar algo inédito desse fato. Nesse caso, o tema Mortos-Vivos - ora, já existiam os mortos do Romero, mas não os mortos de Tom McLoughlin. Isso mesmo, é dele a quem nos referirmos, o grande Tom McLoughlin.
O longa possui uma montagem bastante inovadora, pois em determinados momentos o telespectador não consegue decifrar se aquilo está acontecendo mesmo, ou se é apenas uma paranormalidade de uma mulher que possui a faculdade de presenciar tragédias em seu pensamento. Está realmente havendo aquela dor, mas as duvidas: é a visão dela? Seus olhos estão presenciando realmente o que está acontecendo? Uma loucura, incrível, feita por Charles Tetoni (acredite se quiser, Tetoni é o editor do pavoroso “Halloween V”) e Michael Spence, responsável pela edição de muitos slashers americanos.
A obra conta a história de Karl Rhamarevich, conhecido como “Raymar”, um parapsicólogo amante das forças negativas, buscando uma maneira de usar o medo das pessoas como fonte de energia. Sendo assim, se tornando o mais forte telecinético do mundo, mas essa energia apenas seria absorvida na hora da morte. Sua filha, Olívia McKenna, herdou parte do seu poder e consegue ver através dos seus olhos a visão de seu pai, seja em sonhos ou em momentos de concentração. Ela prevê a morte brutal de 6 garotas tendo seu pai como assassino. Raymar como está descontrolado a procura do poder total, acabou tomando o gosto do próprio remédio, ao roubar toda a energia dessas 6 jovens seqüestradas por ele, o que causou um cansaço extremo e o excesso levando-o a um infarto. Numa universidade local, existe o grupo das poderosas – as “pink ladies”, Conhecidas como “THE SISTERS”, eram três moças; Leslie, Kitty e a líder Carol, sendo que esta vivia amargurada porque o namorado – o galã da faculdade Steve – a trocou pela cdf da classe, Julie, uma menina capaz de tudo para se juntar ao grupo. Carol aproveitava dessa vantagem para se vingar e organizava “trotes”, ou seja, testes a Julie dos mais absurdos possíveis como iniciação. Julie passava em todos, mas Carol havia guardado sua face da maldade para o último teste: fazer Julie passar uma noite inteira no mausoléu...justamente o dia no qual Raymar foi sepultado.
Curiosidades:
‘Numa Noite Escura’ originalmente era para se chamar “REST IN PEACE” (Descanse em Paz);
Na abertura, no 1º relâmpago, a câmera foca uma lapide com o nome de ‘Myers’ - exatamente o que vocês estão pensando, é uma homenagem a Michael Myers, mas Tom não conseguiu autorização para usar o Michael escrito na lapide;
NUMA NOITE ESCURA foi indicado como melhor filme de terror em 1983 pelo “Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA”. O vencedor foi “A MORTE DO DEMÔNIO" (The Evil Dead).
DURAÇÃO: 94 minutos
DISTRIBUIDORA: CIC Vídeo
DIREÇÃO: Tom McLoughlin
ELENCO: Meg Tilly; Adam West; Melissa Newman; Robin Evans; Leslie Speights; Donald Hotton
Download:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...